História

domingo, 23 de dezembro de 2012

Cruzeiro e a sua ótima safra

Cruzeiro Sub-20 comemoração (Foto: Felix Zucco / RBS)

Neste Sábado (23), no estádio de Passos D'Areia, em Porto Alegre, o Cruzeiro conquistou o Brasileirão sub-20 pela terceira vez - em todas elas foi campeão invicto-, ao derrotar o Internacional por 2-1. Por enquanto, apenas Gaúchos e Mineiros levantaram o caneco da competição: Cruzeiro conquistou em 2007, 2010 e 2012; o Inter conquistou em 2006, o Grêmio em 2008 e 2009, enquanto o América-MG conquistou em 2010.

Em um jogo em que as duas equipes tinham um bom sistema ofensivo e se alternavam no controle da partida, a equipe do Cruzeiro abriu o placar com um belo gol do meia Alisson, aos 25 mim, que depois de dar um lindo corte no zagueiro PV, mandou no ângulo do goleiro Jackson. Depois do gol, a equipe celeste dominou o jogo e passou a atacar mais, e sempre levava perigo quando a bola chegava nos pés do meia atacante Lynneeker, pelo lado esquerdo, e com o Alisson, que tinha liberdade para se movimentar.
   
No segundo tempo, o Cruzeiro começou dominando o jogo, enquanto o Inter tinha muitas dificuldades para sair jogando no campo defensivo. Mas quando muitos pensaram que o jogo iria terminar por isso mesmo, o técnico do Internacional, Zé Carlos, tirou o João Paulo para a entrada de Vadívia, de 18 anos, para investir nas jogadas pelas laterais. Aos 22 mim do segundo tempo, Valdívia recebe um belo passe do lateral Viela e empata a partida. Depois disso, a equipe colorada passou a atacar mais e obrigar o goleiro Charles a fazer boas defesas. Mas aos 39 minutos, o lateral direito Mayke faz ótima jogada, chegou a linha de fundo e deixa o atacante Pedro Paulo livre para fazer o segundo gol celeste, o gol do título.   

Na competição, vários jogadores mostraram potencial para fazer parte da equipe profissional para a próxima temporada e alguns deles já estão garantidos: o lateral Mayke, o zagueiro  Wallace, o meia Alisson e o atacante Vinícius Araújo já estão garantidos. Outros jogadores tem qualidades para subirem: o meia atacante Lynneeker, o volante Bruno e o lateral esquerdo Vinícius Freitas são alguns deles. Por isso, eu acho que a contratação do técnico Marcelo Oliveira foi uma boa, já que ele já trabalhou em categorias de base e sabe como deve ser o processo de elevar os garotos de categoria, para eles terem tranquilidade para trabalhar e mostrarem o seu potencial. E não adianta colocar os garotos no time achando que eles vão ser a solução dos problemas. O melhor jeito de começar a usá-los é usar o Campeonato Mineiro como laboratório, para os garotos já irem acostumando com a pressão da torcida e da imprensa. A torcida também pode ajudar um pouquinho, principalmente tendo paciência e dar moral aos garotos. A safra é boa, mas tem que saber aproveitar.

Campanha do Cruzeiro no Brasileirão sub-20:
 Santos 1X2 Cruzeiro
 Cruzeiro 4X1 Vasco
 Cruzeiro 0X0 Sport
 Cruzeiro 3X0 Ponte Preta
 Cruzeiro 2X1 Náutico
 Coritiba 0X1 Cruzeiro
 Internacional 1X2 Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário