Desde que chegou ao Real Madrid, em 2010, José Mourinho sempre tem alguma reclamação a fazer, seja contra o calendário, contra os árbitros ou contra a imprensa. A maioria das reclamações são feitas depois de derrotas, com o objetivo de tirar o foco do resultado. Por isso, eu fiz uma lista das reclamações mais feitas pelo técnico português.
1- Os árbitros: os árbitros são os alvos preferidos de Mourinho, que vê neles a oportunidade perfeita de colocar a culpa de um fracasso de sua equipe. Quando chegou ao Real, teve muita dificuldade contra o maior rival, o Barcelona, e a cada derrota para o maior rival, o técnico português jogava a culpa no homem do apito.
2- O Calendário: Nem o calendário escapa do Mourinho. Umas das maiores queixas do técnico português em relação as datas, foi contra as seleções. Em uma entrevista ao site oficial do clube, ele disse que não poderia contar com seus jogadores para o inicio da La Liga: "É uma pena que as seleções nos deixem em uma situação complicada para a semana anterior ao início da liga. Assim é o calendário. Sabemos disso há meses e tentamos organizar a pré-temporada de maneira equilibrada, para que possamos começar já no topo." Em outra reclamação, Mourinho disse que sua equipe tinha menos tempo de descanso para uma partida do campeonato espanhol, depois de disputar alguns jogo da Liga dos Campeões.
3- Imprensa: Para Mourinho, a imprensa sempre está contra ele." Os que tentam provocar divisões e conflitos são os mesmos que agora escrevem que o Real Madrid vai ser campeão", reclamou mourinho, exigindo um tratamento da imprensa igual ao do Barcelona. Mourinho chegou a comparar o tratamento recebido por ele ao recebido por Guardiola: "Ele está em casa. É altamente protegido pela imprensa local".
4- Santiago Bernabéu: Mourinho não perdoa ninguém em suas reclamações e, com isso, nem o estádio Santiago Bernabéu conseguiu escapar. Depois de uma partida contra o Espanyol, em 21 de Dezembro de 2010, quando a equipe merengue venceu por 3-0, o técnico português não poupou o gramado do estádio: “Em função das circunstâncias, saio satisfeito, porque não é fácil jogar em um batatal. Além disso, há pouco tempo para recuperar para a próxima partida e jogaremos contra um adversário que não tem nada a perder”
5- Torcida: Nem a torcida se livrou do mau humor de Mourinho. Na coletiva de imprensa, após uma vitória por 7-1 sobre o Osassuna, José Mourinho reclamou do pouco apoio da arquibancada: "Quero agradecer aos poucos que estavam atrás do gol, porque se não fosse por eles eu pensaria que o estádio estava vazio."
6- Castilla: Muitos criticam Mourinho por não usar a categoria de base do Real Madrid - a cantera. Em uma entrevista, ele disse que não quer jogadores apenas para compor o elenco: " Yo quiero jugadores que debuten y jueguen en el primer equipo, no quiero jugadores para engordar la lista". Mourinho chegou até a críticar o técnico do Castilla, equipe B do Real Madrid: "Há jogadores que jogam em posições que não existem na primeira equipa, como a de nove e médio, caso de Jesé. Mas tem a sua autonomia, saberá se é mais importante acabar em quarto, quinto ou sexto ou ajudar à progressão de jogadores para chegarem à primeira equipa"
O certo é que várias dessas reclamações, muitas vezes exageradas, levaram o técnico português a chegar na situação atual, onde é dado como certa a saída dele. Mourinho deve ficar até o fim da temporada, já que não tem nomes no mercado para substituí-lo no mesmo nível. Agora, é esperar para ver se ele irá conseguir dar a volta por cima, ganhar a confiança da torcida e do elenco -que ficou muito abalada depois que ele deixou o capitão Casillas no banco de reservas- e conseguirá levar o clube para a conguista da décima Liga dos Campeões, a La Décima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário