História

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Os números dizem para Egídio continuar no time titular


O futebol brasileiro não vive a sua melhor safra, mas em algumas posições o momento é ainda mais assustador. Talvez, a principal, seja a lateral esquerda. Na seleção brasileira temos o Marcelo, mas se ele se machucar, não encontramos um substituto que entre e mantenha o mesmo nível. E se na seleção está assim, imagina nos clubes.

No Cruzeiro, o atual líder do Campeonato Brasileiro, o dono da lateral esquerda é Egídio, de 27 anos. Em toda sua carreira, foi sempre elogiado por sua qualidade no apoio, mas também era muito criticado por não saber marcar. E hoje, no Cruzeiro, continua vivendo o mesmo dilema.

No 4-2-3-1 usado pelo técnico Marcelo Oliveira, Egídio tem total liberdade para apoiar o ataque, e isso vem surtindo efeito. Egídio é o jogador com mais passes certos no time, são 841, enquanto o segundo melhor nesse quesito é o zagueiro Dedé, que tem 575 passes certos. Mas por outro lado, Egídio também é quem mais errar passes no time, são 122.

Outro número que prova a liberdade que o técnico Marcelo Oliveira dá ao lateral é: Egídio é que mais faz cruzamentos, são 27 certos e 86 errados. O lateral é o segundo com mais dribles certos no time, são 27, perdendo apenas para o meia Everton Ribeiro, que tem 53.

Defensivamente, Egídio, vem sendo um dos melhores do time. Pelo menos é o que mostram os números. No Cruzeiro, Egídio é quem mais desarma certo, são 70, contra 50 do zagueiro Dedé, o segundo nesse quesito. Mas quando não consegue desarmar, é obrigado a cometer faltas e, nesse fundamento, ele é o segundo melhor no time: são 37 faltas cometidas contra 39 do ATACANTE Luan, o primeiro colocado.

Por isso, pedir a saída dele do time é precipitado. Ainda mais se olharmos que seu reserva imediado, o Everton, que vem sofrendo com lesões e não consegue ter grandes sequências de jogos. Outra alternativa para mandar Egídio para o banco, seria improvisar o lateral direito Ceará na lateral esquerda, entrando com o jovem Mayke no lado direito, o que já aconteceu nos últimos dois jogos.

Mas analisando os números e as atuações do lateral, o poder ofensivo do time tenderia a cair com sua saída, considerando que ele é o jogador que mais acertas passes, mais acerta cruzamentos, o segundo que mais sofre faltas e o segundo que mais dribla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário