História

domingo, 29 de junho de 2014

James Rodríguez, o craque da Copa


O ponto forte da Colômbia é o jogo coletivo. Mas não tem como não destacar James Rodríguez, camisa 10 do time, e um dos melhores jogadores da Copa do Mundo até o momento. Meia de ótima qualidade técnica, James chegou ao Mundial com a obrigação de chamar a responsabilidade após o corte de Falcao García. E até agora, vem conseguindo. 

Neymar, Robben, Messi, Benzema, Müller. Todos eles vem jogando muito, sendo decisivos para suas equipes. Mas nenhum deles está no nível do camisa 10 colombiano, que aos 22 anos, guia sua seleção a sua melhor participação em Copas do Mundo.  Depois de 16 anos fora de uma Copa, é a primeira vez que a Colômbia avança às quartas de final. 

A Colômbia já disputou 10 jogos na Copa e marcou 11 gols. Foram oito na Fase de Grupos e dois nas Oitavas de final. James Rodríguez, titular em três desses jogos (ficou no banco apenas no jogo contra o Japão, mas entrou no decorrer da partida), teve participação em sete gols do time, com cinco tentos anotados e duas assistências.

Muitos comentaristas tem insistido que James Rodríguez pouco participa do jogo, que aparece apenas na hora de definir com um passe em profundidade ou para finalizar, como foi no segundo gol contra o Uruguai. Mas as estatísticas dizem o contrário. O camisa 10 é quem mais acerta passes no time (110) ao lado do lateral direito Camilo Zuñiga. 

James também é sempre procurado pro seus companheiros, que confiam em sua qualidade e capacidade para decidir uma jogada. Contra o Uruguai, que mais procurou o camisa 10 durante o jogo foi o volante Abel Aguillar, que deu 10 passes para meia, enquanto o lateral esquerdo Armero procurou James oito vezes para lhe entregar a bola. 

Além disso, James Rodríguez é um dos que mais se movimenta no time. Seja no 4-2-3-1 usado durante toda a Fase de Grupos ou no 4-4-2 que Pekerman armou contra o Uruguai. James sempre procura se apresentar ao jogo, participando constantemente da criação. O mapa de calor do meia no jogo contra o Uruguai, pelas oitavasde final, é uma boa prova. 



Nos últimos anos, tem se falado muito que o craque do time também tem que ajudar na marcação, e James Rodríguez vem levando isso muito a sério. Mesmo sendo o meia de criação do time, James terceiro jogador do time com mais desarmes certos (6), atrás apenas do lateral Zuñiga e do zagueiro Yepes, ambos sete desarmes certos. James Rodríguez é também o jogador da Colômbia que mais acerta cruzamentos na Copa (6) e o segundo com mais dribles certos (9).  


HISTÓRIA 

  • James Rodríguez se tornou o décimo primeiro jogador a marca gols em todos os seus primeiros quatro jogos de Copa do Mundo, igualando Stábile (1930), Leônidas (1934-1938), Sarosi (1934-1938), Ghiggia (1950), Probst (1954), Kocsis (1954), Fontaine (1958), Bene (1966), Gerd Müller (1970), Cubillas (1970) e Vieri (1998).
  • James Rodríguez é apenas o segundo colombiano a marcar gols em fase mata-mata de Copa do Mundo, depois de Redín em 1990. 
  • Com cinco gols e duas assistências, James Rodríguez supera Valderrama (um gols e quatro assistências) como jogador colombiano que mais participa de gols em toda história do Mundial. 

Estatísticas foram tiradas dos sites Footstats e squawka, enquanto os datos históricos foram tirados do twitter @2010MisterChip 


Nenhum comentário:

Postar um comentário