História

terça-feira, 19 de março de 2013

Quartas de Finais da Liga dos Campeões

Confrontos serão realizados nas duas primeiras semanas de abril Foto: EFE

Está definida as Quartas de Finais da Liga dos Campeões, onde temos confrontos com grandes favoritos e um onde está um pouco mais equilibrado. O sorteio ficou assim: Barcelona X Paris Saint-Germain, Real Madrid X Galatasaray, Málaga X Borussia Dortmund e Bayern de Munique X Juventus. Tirando Bayern de Munique X Juventus, em todos os outros podemos apontar facilmente os favoritos.

Uma curiosidade é que, após 10 anos vamos ter mais de dois espanhóis numa quartas de finais da Liga dos Campeões, a última vez foi em 2002/2003, quando chegaram  Valencia, Barcelona e Real Madrid.

A últimas vez que dois times alemães chegaram às Quartas de Finais foi na temporada 1998/1999, onde se classificaram Bayern de Munique e Kaiserslautern.

PARIS SAINT-GERMAIN X BARCELONA
No primeiro confronto citado, teremos o mais novo rico do futebol mundial contra o Barcelona, que se não é mais o mesmo de um ou dois anos atrás, ainda coloca medo em muitos adversários. O destaque do time francês é, sem dúvida, o craque sueco Zlatan Ibrahimovic, que na Ligue 1 já marcou 25 gols em 25 jogos. Mas o sueco não poderá enfrentar sua ex-equipe na primeira partida, porque está suspenso desde a primeira partida das Oitavas de Finais, contra o Valencia. Por outro lado, no clube espanhol tem um conjunto mais qualificado e mais entrosado e tem o argentino Messi brigando para ser artilheiro pela quinta vez consecutiva do torneio continental.

Se o time catalão tem a maior média de posse de bola da competição, também tem em Xavi o jogador com o maior número de passes acertados: 856

A grande esperança de gols do time francês está nos pés do argentino Ezequiel Lavezzi, que já anotou 5 gols nessa edição da Liga e é o artilheiro do time na competição.

Os times já se enfrentaram nas quartas de finais da própria competição na temporada 1994/1995. Depois de um empate sem gols no Camp Nou, os franceses reverteram a situação no Parc des Princes, com direito a gol do brasileiro Rai. Mas nas semifinais foram eliminados pelo Milan. Essa foi a melhor campanha do time na competição e a última vez que ficaram entre os oito melhores times da europa. Já em 1997, o time espanhol deu troco e derrotou os franceses na final da Recopa, com direito a gol do brasileiro Ronaldo, de pênalti.

Reação dos jogadores do PSG quando souberam que o Barcelona é o adversário das Quartas de Finais Clique aqui

Paris Saint-Germain 4-4-2 football formation
F.C. Barcelona 3-4-3 football formation


REAL MADRID X GALATASARAY

Em busca da "La Décima", os merengues tem pela frente a surpresa da competição, que contratou reforços de peso, como Drogba e Sneijder, que foram campeões em 2010 e 2012 e colocam o time grego em um nov patamar, mas ainda longe dos time espanhol. Sem um esquema tático definido, o técnico Fatih Terim não sabe se escala seu time no 4-2-3-1 ou no 4-4-2. Mas a principal dúvida é se Sneidjer rende melhor aberto pela esquerda ou jogando mais centralizado. 

Com os últimos resultados -vitórias sobre Manchester United e Barcelona-, o Real entra renovado nessa fase. Com o espanhol já perdido, o time merengue tem na Liga dos Campeões a chance de salvar a temporada além de, é claro, conquistar a tão sonhada "Lá Décima". Jogando no 4-2-3-1, o time tem como característica marcar pressão e atacar muito pelo lado esquerdo, onde joga Cristiano Ronaldo, o artilheiro do time na competição, empatado com o atacante Burak Yilmaz do próprio time turco, ambos com 8 gols, sendo que o turco fez 8 gols nos últimos 6 jogos. O gajo português ainda é o jogador que mais finaliza no gol, com 401 chutes a baliza.

Se no lado esquerdo tem o artilheiro Cristiano Ronaldo, pelo lado direito do time espanhol tem o argentino Di María, que com 5 asssistências, é o líder da competição nesse quesito, ao lado do sueco Ibrahimovick. 

Pelo lado do time turco, Altintop - que com 3 chutes, é o jogador que mais acertou a trave- e Sneijder, que já defenderam o clube merengue, vão reencontrar o clube, mas agora como adversários.

Os times já se enfrentaram pela Supercopa Europeia em 2000 - que o Galatasaray se classificou vencendo a Copa da Uefa , enquanto o Real venceu a Liga dos Campeões-, onde o Galatasaray venceu o Real Madrid por 2 a 1. O time Turco que tinha Taffarel no gol, teve como herói o atacante Jardel, autor dos dois gols. Pela Liga dos Campeões 2000/2001. os times se enfrentaram nas Quartas de Finais. No primeiro jogo em Istambul, o time turco venceu por 3 a 2, mas no jogo de volta, o Real Madrid que na época era treinado por Vicente Del Bosque, venceu por 3 a 0, com dois gol de Raúl. 

Real Madrid C.F. 4-2-3-1 football formationGalatasaray SK 4-4-2 football formation


MÁLAGA X BORUSSIA DORTMUND

O Málaga com o estilo de toque de bola rápido e sempre jogando pelas laterais, tem em Isco e Joaquim, suas grandes armas ofensivas. O brasileiro Julio Batista e o atacante Roque Santa Cruz são outros destaques do time. Isco e Eliseu, com três gols cada, são os artilheiros do time na competição. Outro que pode fazer diferença para o time espanhol, é o veterano atacante argentino Saviola, que marcou apenas 1 gol até aqui. Essa é a primeira vez que o clube disputa essa fase do maior torneio de clubes da Europa.

O Borussia Dortmund chega como favorito diante do time espanhol. Com um 4-2-3-1 muito compacto e com uma transição rápida entre sua defesa, meio e ataque, o time aurinegro tem no Signal Iduna Park seu maior ponto forte, onde a torcida apoia o time durante os noventa minutos e, com certeza, irá fazer diferença.

Os times já se enfrentaram em um amistoso em 2008, onde o time alemão venceu por 1 a 0.

Borussia Dortmund 4-2-3-1 football formationMálaga C.F., S.A.D. 4-2-3-1 football formation

BAYERN DE MUNIQUE X JUVENTUS

O confronto mais equilibrado. Sem dúvidas. Mas com um favorito: o Bayern, vice-campeão na última edição. Com um futebol de alta movimentação e jogadas pelas laterais com Thomas Müller e Ribéry, o time usa muitos o cruzamento pra área, onde tem Mandzukic vivendo ótima fase. Os laterais também vem se destacando, principalmente Philipp Lahm, que com 404 passes certos, é quem mais toca a bola no time.

No esquema com três zagueiros, o time italiano, campeão do últimos Campeonato Italiano e líder da atual temporada,  tem na defesa seu ponto forte. Desde o sólido meio-de-campo até a muralha Buffon, que tomou apenas 4 gols na competição, ao lado do PSG. Antonio Conte pode optar por jogar com 4 jogadores na linha de defesa, com isso Chielini e Lichtsteiner jogariam nas laterais.

O time italiano pode sentir falta de um centro-avante mais confiável em alguns momentos do jogo, já que Vucnic, com apenas 2 gols em 6 jogos na competição, não passa muita confiança. Se o ataque preocupa, o meio-de-campo, não. Com Marchisio, Vidal e Pirlo, o time de Turim mostra muita qualidade e velocidade no toque de bola, além de forte marcação.

Os times se enfrentaram pela fase de grupos na temporada 2005/2005 e a "Vecchia Signora" venceu as duas, ambas por 1 a 0. Em 2005/2006, novamente pela fase de grupos, cada time venceu uma partida por 2 a 1. Em 2008/2009, com o empate em Munique e uma vitória por 4 a 1 na Itália, os bávaros eliminaram os italianos, fazendo com que a equipe de Turim disputasse a Liga Europa.

FC Bayern München 4-2-3-1 football formationJuventus 3-5-2 football formation

Nenhum comentário:

Postar um comentário