História

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Felipão convoca a nova família Scolari

 
  Na última Terça-feira (22), Luiz Felipe Scolari anunciou sua primeira convocação no comando da seleção brasileira para o amistoso contra a Inglaterra no dia 6 de Fevereiro, no Estádio de Wembley, em Londres. Na lista de convocados teve algumas surpresas, mas no geral, agradou a maioria. Vamos a lista:

  GOLEIROS: Julio Cesar (Queens Park Rangers) e Diego Alves (Valencia)
  LATERAIS: Daniel Alves (Barcelona), Adriano (Barcelona) e Filipe Luís (Atlético de Madrid)
  ZAGUEIROS: Dante (Bayern de Munique), David Luiz (Chelsea), Miranda (Atlético de Madrid) e Leandro Castán (Roma)
  VOLANTES: Ramires (Chelsea), Paulinho (Corinthians) e Arouca (Santos)
  MEIAS: Hernanes (Lazio), Oscar (Chelsea), Lucas (Paris Saint-Germain) e Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)
  ATACANTES: Neymar (Santos), Fred (Fluminense), Luis Fabiano (São Paulo) e Hulk (Zenit)

  Essa será a 26ª partida de Felipão como técnico da seleção brasileira, que entre 2001 e 2002 conseguiu 18 vitórias, 1 empate e 6 derrotas. Na lista divulgada para o amistoso contra a Inglaterra, as convocações de Ronaldinho Gaúcho e Julio César geraram críticas por causa de seus últimos anos. Julio César agora defende as cores do Queens Park Rangers -último colocado do Campeonato inglês- e, depois que saiu da Inter de Milão, em 2010, não consegue uma boa sequência de partidas regulares, mas mesmo assim está na lista. Ronaldinho Gaúcho voltou a seleção depois de fazer um ótimo ano pelo Atlético-MG, levando o time ao vice-campeonato. A curto prazo, vale a aposta. Mas será que ele faz parte do projeto para 2014? É perigoso, ainda mais se tratando de Ronaldinho Gaúcho.
  A maior novidade, sem dúvidas, foi a convocação de Dante, zagueiro do Bayern de Munique. Sem reconhecimento no Brasil, já que jogou apenas no Juventude e alguns times de pouca expressão, Dante tem a dura missão de ganhar a confiança da torcida brasileira. Suas principais características são a força e velocidade, além de ser ótimo em disputas pelo alto. Depois de uma ótima passagem pelo Borussia Mönchengladbach, Dante chegou ao Bayern já como titular, onde já foi eleito pela revista Kicker o melhor zagueiro do futebol alemão em 2012. Convocação mais do que merecida.
  Outros jogadores também mereciam ser chamados, como o volante Luiz Gustavo, um dos destaques do Bayern de Munique; a entrada do zagueiro Dedé no lugar de Leandro Castán, zagueiro da Roma. Outra surpresa foi a ausência de Diego Cavalieri -melhor goleiro do último campeonato brasileiro- para o em fase decadente Julio César.
  Taticamente, Felipão tem várias opções para montar a seleção pentacampeã. O mais provável é que ele mantenha o 4-2-3-1 que Mano Menezes vinha utilizando. Mesmo com a fama de que gosta de um volante "cão de guarda", Scolari não convocou nenhum com esse estilo, preferindo manter Paulinho e Ramires, além de convocar Arouca, do Santos. Todos são volantes que sabem marcar, mas também sabem tocar com qualidade, ajudar na armação do jogo e fazer uma boa transição entre a defessa e o ataque. A linha dos três meias deverá contar com Neymar, Ronaldinho e Hulk, com Fred mais à frente.
Neymar volta a atuar na ponta esquerda, depois de ter  jogado várias vezes como "falso 9" com Mano Menezes.
Outra opção seria colocar Ronaldinho no lugar de Oscar e tirar o Dante e colocar Miranda, assim aproveitaria o entrosamento com o lateral Filipe Luís, ambos do Atlético de Madrid. Felipão ainda pode colocar Luis Fabiano na vaga do Fred.
Com Ronaldinho e Neymar, a seleção atacaria mais pela esquerda.

  Neymar e Ronaldinho pelo lado esquerdo, obrigariam o lateral esquerdo Filipe Luíz a apoiar menos o ataque e dar preferência à defesa. Pelo lado direito, Hulk ficaria isolado, o que obrigaria Daniel Alves e Paulinho ou Ramires a apoiarem pelo lado direito.
 Felipão poderia apostar num trio jovem e ofensivo com Neymar, Oscar e Lucas, onde a seleção ganharia muita em movimentação, já que Lucas pode jogar centralizado e Oscar pela direita, como fez muitas vezes pelo Chelsea.  
Com Neymar, Lucas e Oscar, a seleção ganha mais velocidade e jogadas individuais. No 4-2-3-1 seria Neymar na esquerda, Lucas na direita e Oscar no meio, mas todos se movimentando para confundir a marcação adversária.

   Marcado na carreira pela relação conturbada com a imprensa e com a torcida dos clubes que treinou, Felipão é conhecido como um treinador muito motivacional e que consegue ganhar a confiança do grupo, fazendo com que os jogadores sigam suas ideias, que muitas vezes deu certo, como na Copa do Mundo de 2002. Nessa segunda passagem pela seleção, a pressão vai ser maior do que em 2002, já que disputaremos a Copa de 2014 em casa. Essa vai ser a segunda copa do Mundo disputada no Brasil. A primeira foi em 1950, quando perdemos a final no Maracanã para o Uruguai -derrota que ficou conhecida como "Maracanazo".
  Felipão tem ótimos jogadores a disposição para conquistar o tão sonhado Hexa, mas a primeira coisa a se fazer, é reconhecer que hoje não somos os melhores e que temos muito trabalho a fazer em tão pouco tempo. O trabalho é duro, mas sempre tem o jeitinho brasileiro pra tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário