História

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Os problemas do Real Madrid

   O Campeonato espanhol não é um dos campeonatos mais equilibrados do mundo, e isso é fato. Mas nessa temporada passou dos limites com o Barcelona chegando na 16ª rodada com 13 pontos de vantagem sobre o Real Madrid, que ainda está atrás do Atlético de Madrid, segundo colocado. Com essa diferença de pontos, o Real deverá investir pesado na Liga dos Campeões, o que se tornou obrigação.
   Já classificado para as oitavas de finais na Liga dos Campeões, sendo segundo colocado em um grupo que tinha Manchester City, Ajax e Borussia Dortmund, e que era considerado o "grupo da morte", a equipe merengue ver na maior competição europeia a chance de não ficar atrás do seu maior rival e terminar a temporada sem nenhum grande título, já que a Copa do Rei não tem muita (ou nenhuma) importância.
   Agora, é esperar o sorteio e ver quem será o adversário na primeira fase de mata-mata da Uefa Champions League. O certo é que vai ser um dos primeiro colocado de cada grupo: PSG, Schalke, Borussia Dortmund, Juventus, Bayern de Munique ou Manchester United. Com o nível do futebol apresentado pelo time nos últimos jogos, podemos dizer que não vai ter nenhum jogo fácil e, para piorar, tem a história do relacionamento conturbado do Mourinho com alguns jogadores espanhóis -Sergio Ramos e Casillas são os principais-, o que tem atrapalhado o trabalho do técnico português, que, ainda por cima, não tem uma relação muito boa com a imprensa local e com a diretoria do clube.
   Mesmo com todos esses problemas, fica difícil pensar em grandes mudanças, seja ela tática ou na própria demissão de José Mourinho, pelo menos até o fim da atual temporada. Na parte tática, é muito improvável que o Mourinho largue o 4-2-3-1, esquema que fez o time chegar a incrível marca de 100 pontos e 121 gols no último campeonato espanhol. Um dos maiores problemas vem sendo o alto número de lesões, principalmente as de Higuaín e Benzema, o que vem obrigando técnico a usar o jovem Morata, atacante da base. Outro problema vem sendo a ausência do lateral esquerdo Marcelo e, como isso, Coentrão vem ganhando a vaga do brasileiro, mas não consegue manter o mesmo nível, principalmente, na parte ofensiva. 
   Outro  grande problema que o Mourinho vem enfrentando, é achar uma vaga para o Modric no time titular. No começo, ele foi usado como segundo volante, mas como a marcação não é o seu forte, ele foi deslocado para jogar de meia, onde disputa com o alemão Özil e com o brasileiro Kaká, que é a última opção no banco. Um dos pouco que consegue manter o alto nível, é o português Cristiano Ronaldo, que é o artilheiro da equipe na Liga dos Campeões com 6 gols e com o gol marcado no empate contra o Espanyol, chegou a 126 gols no campeonato espanhol, igualando ao lendário "Paco" Gento, que atuou com a camisa do Real nos anos 50 e 60.
  Agora, é torcer para o Barcelona ter uma grande queda de rendimento para, pelo menos, colocar um pouco de graça no campeonato; e torcer para pegar um time mais fraco nas oitavas da Champions. 
  O time é muito, mais muito bom, e já mostrou isso em outras oportunidades. Por isso a torcida ainda confia em uma grande reação do time para, ai sim, brigar e ganhar todos os títulos! 
    #HalaMadrid
   

Um comentário: