Gerardo "Tata" Martino é o novo técnico do Barcelona. Mesmo com nomes como de André Villas-Boas, Bielsa e Luis Henrique, o eX-técnico do Newell's foi o escolhido para substituir Tito Vilanova. Martino chega sob desconfiança por parte da imprensa mundial e dos próprios torcedores, mas tem tudo para dar certo. Pelo fato de Martino não ter trabalhado na Europa, chega com muita desconfiança, como muitos que estivesse em seu lugar também sofreriam, tirando nomes como Jupp Klopp e Jupp Heinckes, que também chegaram a ser especulados no clube
No seu currículo de treinador, Martino tem um trabalho de cinco anos no Liberdad, levando o clube a uma semifinal de Libertadores: levou a seleção paraguaia às semifinais da Copa do Mundo de 2010,sendo eliminado em um jogo duro para a campeã Espanha; e, por último, seu trabalho no Newell's, onde conquistou o Torneo Final 2013 e levou o clube às semifinais da Libertadores.
Quando jogador, Martino era um ótimo meio-campista. Sua maior fase na época de jogador, foi no próprio Newell's, onde jogou por 16 anos e conquistou três títulos nacionais. Sendo que em dois desses títulos, teve Bielsa como seu técnico. Sempre um líder dentro de campo, "Tata" era sempre a voz do "El Loco" dentro de campo,e com isso acompanhava seu trabalho mais de perto, e passou a admirá-lo.
Em 1998, quando decidiu seguir a carreira de treinador, não teve dúvidas e se tornou mais um dos discípulos do "El Loco" Bielsa. No Newll's, onde fez seu melhor trabalho, adotou um 4-3-3, sempre variando para um 3-4-3. Assim como o Barcelona na época de Guardiola. Na equipe de Rosário, Martino usava o 4-3-3, com um tripé de meio-campistas bem centralizados. No ataque, dois pontas incisivos e um centroavante com mobilidade.
Sem a posse de bola, o time se posicionava num 4-1-4-1 bem compacto. Os atacantes recuavam para a linha dos meias, deixando o primeiro volante entre as duas linhas de 4.
Com a bola, atacava no 3-4-3, com os laterais com total liberdade para apoiar e o primeiro volante recuava, fazendo um terceiro zagueiro
Flagrante do 3-4-3 do Newell's no jogo contra o Boca Juniors, pela Libertadores. As setas de preto mostram os lateraiis avançando. |
No Barcelona, Martino deverá manter o 4-3-3 e que também variava para o 3-4-3, que Guardiola e Tito usavam. Manter a posse da bola, paciência para escolher o melhor momento para atacar, velocidade e aproximação para ser opção de passe para o companheiro. Com certeza o Martino tentará implantar essas características.
Mas seu maior problema deverá ser a renovação do elenco, como Xavi e Puyol, que não conseguem manter o mesmo ritmo de uma ou duas temporadas atrás. O que pode dificultar um pouco seu trabalho no clube, já que esses dois são líderes dentro do elenco.Outra dura missão, vai ser acabar com a dependência de Messi, e nisso, Neymar terá um papel fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário