História

segunda-feira, 8 de julho de 2013

A nova era de José Mourinho no Chelsea



Depois de uma passagem conturbada pelo Real Madrid, Mourinho está de volta ao Chelsea nove anos depois, onde conquistou duas Premier League (2004/02 e 2005/06), duas Copa da Liga Inglesa (2004/05) e uma Copa da Inglaterra (2006/07). O português chegou ao clube em 2004, uma ano depois que Roman Abramovich virou o dono do clube. Mourinho é o único treinador a assumir o comando do clube por duas vezes.

Foi no clube que Mourinho passou a ser chamado de "Special One" (O Homem Especial), por levar o clube a um novo patamar no futebol mundial, mesmo que não tenha conquistado nenhum título fora da terra da rainha. Quando o português chegou, o Chelsea não conquistava um título desde a temporada 1999/2000, quando conquistou a Copa da Inglaterra.  O clube não sabia o que era conquistar a Premier League desde a temporada 1954/1955.

Em sua primeira passagem pelos Blues, Mourinho teve um aproveitamento de 74,23% de aproveitamento: foram 185 jogos, com 124 vitórias, 40 empates e 21 derrotas.

Temporada 2004/05: 59 jogos, 42 vitórias, 11 empates e 6 derrotas 
Temporada 2005/06: 54 jogos, 37 vitórias, 9 empates e 8 derrotas
Temporada 2006/07: 64 jogos, 42 vitórias, 16 empates e 6 derrotas
Temporada 2007/08: 8 jogos, 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota

Seus números no Chelsea, só não superam os de sua época no Porto e No Real Madrid:

Porto: Total: 127 jogos, 91 vitórias, 21 empates e 15 derrotas (aproveitamento de 77,16%)

Real Madrid: Total: 178 jogos, 128 vitórias, 28 empates e 22 derrotas (aproveitamento de
77,15%)

Em sua passagem por Stamford Bridge, Mourinho também se destacou por seu relacionamento com os jogadores. Por ter o controle do vestiário -aspecto em que ele pecou no Real Madrid. Jogadores como Jhon Terry, Petr Cech e Drogba, tinham total confiança no treinador e faziam de tudo por ele. O português conseguiu fazer o elenco se tornar uma família.

São esses números que fazem Mourinho ser idolatrado pelos torcedores, que viram o português levar o clube a um patamar que muitos imaginavam não ser possível. Outro ponto que faz a torcida adorá-lo, é seu estilo de sempre defender o clube contra todas as críticas.

Depois de sua saída, Abramovich já contratou  sete técnicos: Avram Grant (2007 a 2008), Felipão (2008 a 2009), Guss Hiddinik (2009), Carlos Ancelotti (2009 a 2011), André-Villas Boas (2011 a 2012), Roberto Di Matteo ((2012) e Rafael Benítez (2012 a 2013). Tirando o Ancelotti, e o Di Matteo, nenhum deles conseguiram grandes conquistas e sempre se deram mal no relacionamento com os jogadores.

Nessa sua nova passagem, Mourinho já começou com um discurso mais humilde em sua apresentação. Perguntado por um jornalista se el ainda é o "Epecial One", ele respondeu que agora é "The Happy One", o Homem Feliz. Mourinho chegou totalmente diferente daquele cara ranzinza, convencido e auto-confiante de tempos atrás.

Nessa sua nova chegada ao Blues, podemos esperar um Mourinho mais experiente e, quem sabe, até mais tranquilo. Mou não deverá fazer uma grande reformulação no elenco, mas quer trazer contratações pontuais. Claro, um ou outro jogador podem não encaixar nos planos dele e devem ser vendidos ou emprestados.

O Chelsea vem de uma terceira colocação na Premier League, uma eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões e um título da Europa League. Foi uma temporada muito turbulenta e cheia de altos e baixos.

O time começou o ano com Roberto Di Matteo no comando, mas após uma eliminação na Liga dos Campeões, foi demitido. Para o seu lugar, chegou Rafael Benítez, que foi logo rejeitado pela torcida por causa de dua passagem pelo Liverpool.

O destaque positivo do time na última temporada, foi o espanhol Juan Mata, que com 12 gols e 12 assistências na Premier League, acabou ofuscando jogadores como Oscar e Hazard. Para a próxima temporada, Mou deve exigir um atacante de peso, já que Fernando Torres e Demba Ba não passaram confiança na maioria dos jogos da temporada passada.

Até agora, foram apenas duas contratações: André Schurrle, que chega do Bayern de Munique, e Marko Van Ginkel, que defendeu o Vitese na última temporada. Outros voltam de empréstinmo, como é o caso brasileiro Lucas Piazon, do volante Essien e do lateral brasileiro Wallace.

Também já é conhecido quem não vai continuar, e são eles: Paulo Ferreira (fim de contrato), Ross Turnbull (fim de contrato), Florente Malouda (fim de contrato), Marko Marin ( emprestado ao Sevilla) e Jeffrey Bruma ( contratado pelo PSV).

Os principais reforços especulados no clube até aqui, são os atacantes Cavani, Hulk e, até, o uruguaio Suárez. Seja qual for os novos reforços, eles deverão chegar com o aval do técnico português.

Difícil falar que Mou irá repetir o sucesso ou vai fracassar. Ele vai pegar um clube diferente do que ele deixou a nove anos atrás: seu elenco é diferente e os rivais estão mais fortes. Mas de Mourinho podemos esperar de tudo. Mourinho é adorado por torcedores do clube que dirige, e odiados por rivais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário